Dúvidas de como se vestir na maturidade? Inspire-se nas novelas

Junto com a segurança e a experiência conquistadas ao longo dos anos de vida, crescem também as dúvidas sobre o que vestir. Afinal, nem sempre o corpo conserva as curvas da juventude ou as tendências da moda refletem a personalidade. Nesse impasse, muitas mulheres na maturidade acabam por escolher um guarda-roupa mais sério e, às vezes, sem graça.

Para se vestir bem pense no que você quer comunicar agora, sem ter vergonha da sensualidade, da beleza e nem de se trancar nos estereótipos dos anos de vida. Você pode mostrar o que quer em qualquer idade.

Imagem

A partir de personagens das novelas, a profissional te ajuda a deixar seu visual mais antenado:

Maura (Alexandra Richter), de “Malhação”

Imagem

A vilã cômica da novelaMalhação tem muitos pontos fortes: sua maneira de se vestir combina com quem gosta do clássico, mas com uma pitadinha de sensualidade.

Fica claro que ela é clássica pelas cores sóbrias e os cortes retos, mas tem um estilo muito bem equilibrado, já que os acetinados, que incitam o toque, modelos colados ao corpo e os acessórios grandes são sexys.

Os cortes rentes de Maura, que não chegam a ser totalmente colados, funcionam bem para a maior parte das silhuetas, o cuidado está apenas na cintura muito marcada: “para usar um cinto grande como esse é preciso de uma cintura média ou pequena”.

Outra característica marcante são as estampas, geralmente pequenas e abstratas, ótimas para quem quer esconder uma ou outra gordurinha.

Esse tipo de estampa, que é bem junta e com pouco contraste, é lida como um liso e por confundir o olhar até ajuda a esconder defeitinhos que iriam sobressair em um modelo liso. Pode usar.

Tereza (Carolina Ferraz), de “Além do Horizonte”

Imagem

A personagem de “Além do Horizonte” tem um corpo de dar inveja, e um visual impecável quando o assunto é vestir-se bem.

Ela é despojada, com uma leitura bem atual e antenada com a moda. Tem uma sensualidade também, por conta dos tecidos acetinados, transparências leves e cortes.

Por ter tecidos e modelagens atuais, o guarda-roupa dela ajuda a rejuvenescer a imagem, mas fique alerta: “o único cuidado para quem gosta desses looks é o tamanho do decote, que deve ser na linha da axila para o trabalho. No geral, os cortes mais modernos dão essa aparência mais jovem, o que é bacana. É só tomar o cuidado de procurar tecidos nobres e de qualidade, com textura, e estampas, para fazer o equilíbrio e não deixar jovem demais”.

Shirley (Vivianne Pasmanter), de “Em Família”

Imagem

Shirley, de “Em Família” é uma mulher sexy, que não tem medo das estampas e nem de assumir o cabelo comprido com muitas curvas, que acentuam ainda mais esse ar de sensualidade.

O sexy domina aqui, com os prints marcantes e os brincos grandes. Esse tipo de estilo pode funcionar bem independente da idade, o perigo é que às vezes fica caricato pelo excesso, quando a pessoa busca um sensual mais adolescente, mostrando muita pele.

Os prints estão sempre liberados, independente da fase e do tamanho, só fique atenta para não escorregar em ambientes muito formais: “precisa de uma mistura com elementos mais neutros. Para deixar apropriado para o trabalho, por exemplo, use uma estampa grande mas com tons mais sóbrios, como nas fotos (acima)”.

Helena (Julia Lemmertz), de “Em Família”

Imagem

A terceira fase de Helena é marcada por um mix de estilos bastante interessante, e a principal lição que ela traz é exatamente combinar diferentes características.

Aqui a gente vê um pouco de cada coisa, o despojado, o clássico modernizado do terno e o romântico do vestido. Ela sabe ser sóbria, mas não sisuda, porque tudo, mesmo com tons escuros, é bem leve, com cortes muito femininos.

Esse é um closet interessante para pessoas mais maduras, mas que gostam de passar feminilidade e delicadeza.

A partir dos 40 é interessante a mulher pensar e praticar essa dualidade, que garante um ar mais modernizado. Combine cores mais pesadas com cortes muito femininos, os masculinos com tecidos leves e fluidos e até a cor sóbria com tecido e modelagem mais sexy.

Chica (Natália do Vale), de “Em Família”

Imagem

O guarda-roupa da mãe de Helena pode ser considerado o mais equilibrado de todos, já que apresenta sensualidade moderada, modernidade nos acessórios e jovialidade.

Ela usa transparência, decote, muito dourado e acessórios bem atualizados. É uma mulher muito jovem independente da idade, porque o estilo é apropriado e tem harmonia. Ela pode usar esses elementos e a mulher deve explorar isso sempre.

Se você acha que a transparência é restrita a uma certa faixa de idade, reveja os conceitos: “é um ótimo jeito de usar a sensualidade de maneira mais velada, e cai muito bem a partir dos 60 anos também. O cabelo da personagem ajuda, porque é despojado, e também deixa mais jovem”.

Verônica (Helena Ranaldi), de “Em Família”

Imagem

Casualidade e conforto são palavras de ordem nos looks dessa mulher, algo que funciona muito bem no dia a dia.

Ela quase não tem acessórios, o cabelo tem ar mais natural e a maquiagem é discreta. As roupas práticas, quase esportivas, são fáceis de usar e são muito próximas da brasileira. Mesmo o cachecol, na terceira foto, é usado pela funcionalidade e esse tipo de forma de se vestir está ligado à jovialidade.

A única ressalva é não deixar que o casual vá ao extremo, indicando um estilo muito moleca, quase desleixado.

Para isso, misture um jeans com uma camisa de seda, por exemplo.Acrescente peças em tecidos nobres.

Selma (Ana Beatriz Nogueira), de “Em Família”

Imagem

Selma tem um visual que agrada pessoas mais sérias e introvertidas, com cores sóbrias e alguns motivos étnicos.

Essas cores escuras comunicam rigidez e às vezes servem como uma barreira. Se usar com cortes estruturados e retos pode ficar sisuda.

Para não passar a impressão de uma pessoa pouco acessível, a ideia é acrescentar leveza aos tons.

Uma maneira de suavizar é coordenar com cores mais leves, ou colocar mais estampas. Pode, ainda, usar essa cartela em formas mais fluidas e tecidos mais leves.

… envie suas dúvidas para a2culture@outlook.com

… curti nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece aqui no A²Culture...

XoXo

**

A²Culture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: