Moda Sustentável: Dicas para Aderir

Peças ecologicamente corretas são bonitas e ainda ajudam o planeta

A modo é preservar

Pauta cada vez mais frequente no cotidiano, o crescimento e consumo sustentáveis já são uma necessidade real em um mundo onde, segundo a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), se produz cerca de 1,3 bilhão de toneladas de lixo anualmente. Mais do que reciclar, o cuidado com o planeta pode fazer parte de todos os aspectos da sua vida, e um em especial ganha cada vez mais destaque: o vestuário. Com um grande leque de marcas e tecidos, a chamada “ecofashion” tem cada vez mais opções que não deixam de lado a sofisticação das peças tradicionais.

2013-12-0510

 

Hoje ter estilo é ter consciência e se preocupar com o que compramos. Ecofashion é uma moda com preocupação social e ambiental

Quando se fala em sustentabilidade não é apenas o meio ambiente que é levado em conta, mas também as condições de produção e mão de obra

Qualquer consumidor precisa se tornar consciente. Ninguém quer vestir uma peça que foi feita com trabalho escravo infantil, não é?

Entre nessa moda

2013-12-0511

Para embarcar nessa tendência socialmente correta, ao contrario do que muita gente imagina, não é preciso abrir mão das roupas de qualidade. Além de tecidos feitos a partir da reciclagem, como os de pneu, garrafas Pet e algodão orgânico, que em nada se diferem do tradicional, também é possível encontrar uma variedade alta de cores e outras fibras.

Hoje existem marcas que são focadas nas fibras orgânicas e no tingimento ecológico, feito com sementes, cascas de árvores e pigmentos naturais, como o açafrão, por exemplo. Esses tingimentos criam possibilidades novas e cores maravilhosas.

2013-12-062

Se por acaso você não encontrar aquela camisa que tanto queria em um desses tecidos, também é possível recorrer às marcas que usam processos que não impactam o meio ambiente de forma negativa: cada vez mais estão lançando linhas que utilizam menos água e com menor gasto de energia na produção dos produtos

Outra parte importante do consumo sustentável é priorizar os produtores locais, o que ajuda a economia do seu país e gera renda para que cada vez mais negócios pequenos e artesanais ganhem força.

Antes de comprar olhe a etiqueta e veja o ‘made in’ e priorize os produtos feitos à mão e no Brasil.

Nos acessórios

2013-12-061

Assim como a sua roupa, os seus acessórios também podem ser ambientalmente corretos. Além das biojoias, que misturam materiais nobres, como o ouro, prata e pedras com fibras naturais, folhas de árvores e outras matérias primas naturais, também é possível encontrar colares, brincos, pulseiras e anéis que vem do reaproveitamento de peças e a partir da customização. O melhor? Elas são sempre únicas, com garantia de exclusividade.

Presenteie

2013-12-060

 

Que tal aproveitar o Natal para dar um presente diferenciado e ainda ajudar o planeta? Com tantas marcas conscientes no mercado, você consegue encontrar muitas opções, que agradam a diferentes estilos e idades.

Essa é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o consumo consciente. Artesanato de luxo, peças em crochê, feitas à mão e até por você mesma podem ser presentes exclusivos e muito mais especiais.

Para as mulheres românticas, indicamos as peças em palha, ou mesmo as rendas. Uma descolada vai amar uma mochila de câmera de pneu e uma clássica vai ficar linda com um vestido de algodão orgânico tingido naturalmente…

… envie suas dúvidas para a2culture@outlook.com

… curti nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece aqui no A²Culture...

XoXo
**
A²Culture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: